Fazer um planeamento de refeições parece sempre que será muito complicado ou trabalhoso. Na verdade umas vezes não dá trabalho nenhum, mas noutras vezes até dá algum. No entanto é um trabalho que se tem uma vez por semana e que compensa largamente nos dias seguintes quando não tenho que pensar "o que é que vou fazer hoje para o jantar?".
Para fazer o planeamento recorro a várias fontes: o meu blogue (que é o meu livro de receitas pessoal), livros de culinária, os diversos blogues que sigo, e conversas com amigas. De tudo o que vou encontrando na internet, vou guardando as receitas que mais me agradam no meu Pinterest. Assim não tenho que andar à procura delas dias ou semanas mais tarde, e quando preciso de inspiração é só ir ver o meu álbum "Vegan Food", e habitualmente encontro essa inspiração.
Ao decidir de uma só vez todas as refeições consigo alternar ingredientes todos os dias para que as refeições sejam variadas, e assim fazer uma alimentação equilibrada e completa. E faço-o também escolhendo pratos mais rápidos e simples para os dias em que sei que vou chegar a casa mais tarde ou ter menos tempo para preparar o jantar (que são todos os dias da semana), e deixo os pratos mais elaborados ou que demoram mais tempo a preparar para o fim-de-semana.
Enquanto faço o planeamento, vejo logo quais os ingredientes que não tenho em casa e que terei que comprar, faço uma lista e assim vou ao supermercado uma única vez e compro tudo o que vou precisar para essa semana. Se tiver que imprimir alguma receita faço-o logo no início da semana, mas habitualmente quando tenho que consultar receitas online faço-o com o ipad na cozinha junto a mim enquanto cozinho.
No fim da semana, ao preparar a ementa da semana seguinte começo logo por escrever os pratos que não cozinhei na semana anterior (porque habitualmente houve um dia em que aproveitei sobras ou que fomos comer fora, e houve um ou mais pratos que não fiz). E a ementa que passou não fica perdida, todas as semanas volto a guardar a folha do planeamento (que esteve colada no frigorífico) numa pasta junto aos livros de culinária, e de vez em quando revejo-as e reutilizo-as.
O planeamento para esta semana é:
Terça-feira: Estufado de feijão preto com batata doce
Quarta-feira: Arroz com lentilhas Mujadara (este ou este)
Quinta-feira: Esparguete com abóbora butternut
Sexta-feira: Massa com molho de tomate, feijão e limão
Sábado:
Almoço: Vegan jambalaya
Jantar: Sopa de vegetais com grão e espinafres
Domingo:
Almoço: Arroz integral com cogumelos e vegetais salteados e abóbora assada
Jantar: (comida de lanche para o jantar)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pela mensagem!
Por favor assine o seu comentário.