quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Omelete vegana / Sandes de omelete com abacate acompanhada com vegetais assados


Parece uma omelete, mas não é uma omelete. É feita com grão e é totalmente vegana. Encontrei a receita no blogue Papacapím (aqui também), e tive logo que a fazer. Resultou bem, com um sabor que não tem nada a ver com ovos, mas muito bom. E o melhor de tudo é que esta omelete tanto pode servir para o pequeno-almoço, almoço ou jantar, mas também para uma sandes para comer a meio da manhã ou da tarde. Ou seja, tal como uma omelete de ovos, é bem versátil.


Neste dia da foto este prato foi o meu almoço. Fiz duas sandes com abacate em fatias, a omelete e brócolos cozidos que tinham sobrado do jantar da véspera. Acompanhei ainda com legumes assados da véspera também (cenoura, batata doce e cebola roxa).
No dia seguinte, cozinhei a restante massa de omelete para o nosso pequeno-almoço.

A receita rende bastante massa. Eu usei uma medida de 1/2 chávena de grão e rendeu para 3 ou 5 omeletes. Pode-se guardar no frigorífico durante alguns dias e ir cozinhando uma ou duas omeletes de cada vez. Assim torna-se rápido e prático ter uma refeição nutritiva em pouco tempo.

Ingredientes:

- 1x de grão de bico cru (seco) demolhado durante 12 horas (eu coloco de molho de manhã para preparar a massa à hora do jantar)
- 2x de água
- 2 1/2 c. sopa de linhaça moída
- 3 dentes de alho pequenos
- 1/8 c. chá de gengibre (a receita original pede curcuma mas eu não tinha)
- ervas aromáticas secas
- 1 c. chá de fermento em pó
- sal e pimenta
- cebola picada finamente
- salsa ou coentros (coentros combina melhor com abacate)
- azeite ou margarina para cozinhar

Preparação:

Escorra o grão, coloque-o na Bimby ou num liquidificador, junte 2 vezes o volume de água que usou de grão (eu coloquei 1/2 chávena de grão e 1 chávena de água) e triture tudo muito bem até ficar totalmente misturado.
Adicione a linhaça, o alho, o gengibre, as ervas, o fermento, sal e pimenta e triture de novo.
Junte a cebola e a salsa e misture.

Aqueça uma frigideira anti-aderente até ficar bem quente. Deite um fio de azeite e colheradas de massa de maneira a cobrir o fundo com uma camada fina de massa. Cozinhe em lume alto durante uns 30 segundos, para criar uma camada tostada e ficar mais resistente para se poder virar. Vire com a ajuda de uma espátula. Se ela se partir não faz mal, vire na mesma os vários pedaços e deixe cozinhar do outro lado. Ficam várias omeletes pequenas.

Para servir junte recheio a gosto: pimentos assados, abacate, espinafres salteados, etc.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.