quinta-feira, 3 de abril de 2014

Pizza de brócolos, curgete, pimentos vermelhos e nozes


O nosso almoço de sábado de vez em quando é pizza. Quer seja em casa ou fora de casa, mas mais vezes fora.
Neste dia foi em casa e fiz a massa e tudo. Quando o meu marido perguntou o que ía ser o almoço e eu disse pizza ele respondeu "que bom!", mas só quando chegou à mesa e viu a pizza vegetariana é que eu percebi que ele não tinha se tinha lembrado que as pizzas cá em casa já não levavam queijo.
Pode-se dizer que ficou um bocado desiludido...
Torceu o nariz, refilou, conteve-se para não refilar mais, comeu a primeira fatia, repetiu uma vez, repetiu mais outra vez, e no fim lá me disse "estava muito boa!" :-)
O meu filho tirou tudo o que era verde enquanto dizia que queria pizza com fiambre, mas comeu tudo o resto (a massa e o molho). A minha filha comeu primeiro os brócolos todos à mão, e depois o resto também marchou.
Não ficou nem um pedacinho para contar a história, só sobrou a fotografia, e a pizza era bem grande. :-)

Tal como disse, fiz a massa "from scratch" na máquina de fazer pão, mas deu-me tanto trabalho a esticá-la que tão cedo não vou voltar a ter coragem para a fazer. Não sei se fiz alguma coisa errada, mas a massa estava tão elástica que eu a esticava e ela encolhia logo. Foi uma canseira. A quantidade que fiz deu para 2 bases grandes. Com uma base fiz uma pizza para este almoço e a outra base igual levei ao forno para uma pré-cozedura e depois de arrefecida enrolei e congelei. Assim no próximo sábado já tenho a base da pizza feita.

Massa (receita do livro "The Breadmaker Bible"):
- 275 ml (1 1/4 cup) de água
- 2 c. chá de açúcar
- 1 1/2 c. chá de sal
- 2 c. sopa de azeite
- 70g (1/2 cup) de farinha integral
- 380g (2 1/2 cup) de farinha trigo T65
- 2 1/2 c. chá de fermento seco de padeiro (usei Vahiné)

Preparação:
Na cuba da máquina de fazer pão coloque a água, o açúcar, o sal e o azeite. Cubra com as farinhas e polvilhe o fermento por cima. Coloque na máquina e programe o programa "Massa / Bread Dough", que dura 1 hora e meia.

Quando terminar o programa tire a massa para uma superfície enfarinhada e amasse-a um pouco durante 1 ou 2 minutos. Divida em 2 parte iguais, forme uma bola com cada parte, e estenda no formato que quer para a pizza. Estenda bem fina, porque a massa ainda vai crescer um pouco.
Coloque cada base num tabuleiro de forno forrado com papel vegetal, cubra com película aderente (para não secar) e deixe descansar durante 30 minutos:
- no frigorífico, se quiser pizza de massa fina, ou
- num local quente, se quiser pizza com massa alta e fofa.

Aqueça o forno a 220º.
Pincele com azeite, pique com um garfo e leve ao forno sem cobertura durante 5 a 10 minutos, para pré-cozer a massa. Retire do forno, cubra com o recheio que quiser e leve de novo ao forno durante uns 5 a 10 minutos ou até ver que a cobertura está cozinhada a gosto.

Se quiser congelar uma base para outro dia, faça a pré-cozedura e quando retirar do forno deixe arrefecer um pouco, enrole com o papel vegetal, embrulhe em película aderente e congele. Na altura de usar, deixe descongelar, desenrole, cubra com o recheio a gosto e cozinhe os 5 a 10 minutos finais.

Recheio deste dia:

- Molho napolitana de frasco (molho de tomate com cebola, pimentos, alho, etc.)
- Rodelas fininhas de curgete crua
- Pimentos vermelhos assados, cortados em pedaços pequenos (de frasco)
- Brócolos cozidos (separados em floretes pequenos)
- Nozes partidas
- Oregãos e manjericão

Nota: por cima do recheio polvilhei nutritional yeast enriquecido com vitamina B12, para dar um pouco de aroma de queijo e para nos dar um pouco de vitamina B12.
O nutritional yeast (atenção que não é o mesmo que a levedura de cerveja) é um fermento inactivo que tem um sabor a queijo ou nozes e que serve para enriquecer o sabor dos alimentos, especialmente quando se procura um aroma leve a queijo sem usar queijo. Além disso o nutritional yeast costuma ser enriquecido com vitamina B12, que é uma vitamina que só se obtém comendo carne e produtos de origem animal, tudo alimentos que um vegano não come, sendo por isso um ingrediente muito utilizado na alimentação vegana.
A deficiência de vitamina B12 pode provocar anemia, cansaço extremo, falhas de memória, perda de apetite, etc., pelo que para se garantir que se obtém a quantidade diária recomendada de vitamina B12, quem faz uma alimentação vegana deve tomar um suplemento desta vitamina, pois só o nutritional yeast não é suficiente.
Mais informação nos seguintes links: Wikipedia, What the heck is nutritional yeast?

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.