segunda-feira, 21 de abril de 2014

Almôndegas de arroz, cogumelos e vegetais com esparguete e molho de tomate


No tempo em que comíamos carne cá em casa (que parece que já foi há muito tempo atrás), as almôndegas eram um dos pratos preferidos de todos. Desde então tenho feito algumas experiências com almôndegas que não têm ficado grande coisa, até encontrar esta receita no blogue Pure Ella. Deram-me mais ou menos o mesmo trabalho que me davam as de carne, levam ingredientes normais que costumo ter em casa e ficaram bonitas e muito boas. É receita para repetir.

Nota: como medida utilizo habitualmente "cups" americanas, que também chamo de chávenas (1 cup / cháv. leva aproximadamente 250 ml) e colheres de medida de sopa e de chá (measuring spoons). A maior parte das receitas que encontro na internet e em livros mede os ingredientes em cups, e é uma forma mais prática de medir do que ter que usar uma balança. Podem-se comprar nas lojas de artigos para decoração de bolos (como a My Cake ou a Isto Faz-se) ou no El Corte Inglés, e é claro online na Amazon.co.uk por exemplo. Para os líquidos, uso um copo medida como este com medidas métricas de um lado e cups do outro, que comprei no El Corte Inglés.

Para 4 pessoas:

- esparguete para acompanhamento
- molho de tomate (pode ser caseiro ou de frasco, eu usei molho napolitana de frasco)
- 1/3 cháv. arroz integral ou de arroz selvagem (depois de cozido fica 1 cháv.)
- azeite
- 1 cenoura média ou 2 pequenas
- 1 cebola média
- 3/4 cháv de cogumelos
- 2 dentes de alho
- 1/2 cháv. de miolo de noz
- 1/3 cháv. de salsa
- 1/2 c. chá pimenta
- 1 c. chá de tomilho seco
- sal marinho
- farinha para envolver as almôndegas (de grão, aveia ou arroz)

Preparação:

Coza o arroz em água com sal, e quando estiver cozido escorra e deixe arrefecer. Usei arroz integral e demorou cerca de 25 minutos a cozer.

Coza o esparguete com que vai acompanhar as almôndegas. Escorra e reserve mantendo quente.

Descasque e corte as cenouras e a cebola em pedaços e cozinhe-as numa frigideira com um pouco de azeite. Corte os cogumelos em pedaços e pique os alhos e adicione à frigideira. Deixe cozinhar mexendo de vez em quando até estarem macios e alourados.

No processador ou na Bimby coloque o arroz, os vegetais cozinhados e os restantes ingredientes excepto a farinha. Triture aos poucos até que fiquem bem misturados mas ainda com alguma textura.
Pode ser preciso parar a máquina e envolver os ingredientes com uma espátula, para que fiquem todos processados por igual. Neste caso eu prefiro o processador porque como é transparente consigo ver como está a ficar a mistura.



Coloque farinha num prato junto ao fogão.
Coloque uma frigideira grande ao lume com um pouco de margarina vegan ou com azeite para fritar as almôndegas.
Forme bolinhas pequenas e aperte-as bem para que não se desmanchem. Faça-as rebolar na farinha para ficarem cobertas e coloque-as na frigideira. Repita até terminar toda a mistura. Deixe-as alourar e vá virando-as para ficarem douradas de todos os lados. A mistura está cozinhada e pronta a comer, por isso não é preciso deixar cozinhar as almôndegas por dentro. Só é preciso ganharem cor por fora.

Aqueça o molho de tomate.
Sirva o esparguete com o molho e as almôndegas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.