Apesar de tentar planear as refeições com antecedência, algumas vezes dou comigo sem nada planeado, ou com ingredientes a precisar de serem utilizados, ou mesmo a não me apetecer fazer o que tenho planeado. Nesses dias improviso com o que tenho e até mesmo invento pratos que me parece que vão resultar bem.
Este prato foi um desses improvisos numa noite em que me apetecia batata doce assada e resultou muito bem e saboroso. Assei as batatas em metades no forno com sal, tomilho, alecrim e azeite, enquanto piquei cogumelos com pimentos, cebola roxa e alho no processador e cozinhei na frigideira com molho de tomate. Servi o picadinho por cima das batatas acompanhado com tomates chucha mini (ficava bem uma salada com alface e pepino, mas neste dia não tinha).
Ingredientes:
- batatas doces
- azeite
- sal, tomilho e alecrim
- cogumelos frescos
- 1 cebola roxa
- um pedaço de pimento vermelho (ou amarelo ou verde)
- 2 dentes de alho
- azeite
- sal, pimenta e tomilho
- polpa de tomate
Preparação:
Ligue o forno a 220º. Lave as batatas, corte-as ao meio no sentido do comprimento, coloque num tabuleiro de forno ou num pyrex, regue com azeite e tempere com os temperos. Com as mãos, envolva todas as batatas no azeite e nos temperos. Coloque-as com a parte cortada para cima e leve ao forno até estarem macias e se conseguirem espetar com um garfo. Estas eram muito grandes por isso estiveram quase 1 hora no forno.
Enquanto as batatas assam, cozinhe o restante.
Lave todos os ingredientes, corte-os em pedaços grandes e coloque-os no processador ou na Bimby.
Pique até ficar uma mistura picadinha mas não desfeita.
Aqueça uma frigideira, junte azeite e a mistura picada. Cozinhe em lume médio mexendo de vez em quando. Adicione os temperos e um pouco de polpa de tomate, misture e deixe cozinhar mais alguns minutos. Experimente para verificar se os temperos estão bons e rectifique se necessário.
Sirva o picadinho por cima das batatas, acompanhado com uma salada.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigada pela visita e pela mensagem!
Por favor assine o seu comentário.