quarta-feira, 13 de maio de 2015

Pimentos e curgetes recheados



Este prato parece muito complicado e demorado a fazer, mas na realidade foi todo preparado no momento. O pimento e a curgete são assados vazios, na Actifry (como eu fiz) ou no forno. Enquanto isso cozinha-se o recheio numa frigideira e coze-se a quinoa. No fim, é só juntar tudo e servir. Fica colorido, bonito e saboroso.
O único senão cá em casa é que os meus filhos não gostam (é colorido demais para eles), por isso é um prato que faço só para mim e para o meu marido, em dias em que tenho outra comida para as crianças.

Ingredientes:

- 2 pimentos inteiros
- 1 curgete redonda (comprida) grande
- azeite

- 1/2 chávena de quinoa

- óleo de côco ou azeite (para cozinhar)
- 1/2 cebola pequena
- 1 cenoura pequena
- 2 folhas grandes de nabiça (ou espinafres)
- 1/2 chávena de cajú seco (de preferência demolhado durante 2 a 4 horas)
- sal, pimenta, oregãos, tomilho e salsa
- azeite (para regar no final)

Preparação:

Corte os pimentos ao meio no sentido do comprimento e retire-lhes as sementes. Reserve.
Corte a curgete ao meio no sentido do comprimento, e com uma faca pequena e uma colher retire-lhe o interior, de maneira a ficar com uma "caixinha". Corte metade do interior da curgete em palitos e depois em cubos pequenos e reserve. Guarde o restante interior para usar noutro prato (por exemplo numa sopa).
Coloque os pimentos e as metades de curgete no forno aquecido a 180º, com a parte cortada virada para cima. Deixe assar até estarem tenros e tostados (cerca de 30 minutos). Eu assei na Actifry, sem a pá rotativa, durante cerca de 30 minutos.

Enquanto isso, coloque a quinoa a cozer em água com sal, durante 10 a 15 minutos. Quando estiver cozida, escorra e reserve.

Descasque a cebola e pique-a finamente. Aqueça um pouco de óleo de côco numa frigideira pequena e junte a cebola.
Descasque a cenoura, corte-a em palitos finos e depois em cubos bem pequenos. Junte-a à cebola na frigideira e envolva. Adicione o miolo da curgete cortado em cubos, envolva bem e deixe cozinhar até a cebola e a cenoura começarem a amolecer.

Numa tábua, pique os cajú com uma faca afiada, e junte-os aos vegetais na frigideira. Tempere com sal, pimenta, oregãos, tomilho e salsa e envolva.
Enrole as folhas de nabiça ou os espinafres e corte-os finamente. Adicione à frigideira e deixe murcharem.


Entretanto a quinoa já deve estar cozida. Adicione-a à frigideira, regue com um fio de azeite e envolva tudo bem.


Quando os pimentos e a curgete estiverem assados, retire a pele aos pimentos com as mãos e recheie-os com a mistura de quinoa e vegetais.
Sirva quente.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.