sexta-feira, 21 de março de 2014

Resumo da semana #2

A organização é fundamental para simplificar a nossa vida. Naquilo que pode ser planeado e organizado, conseguir fazê-lo faz uma grande diferença entre ter uma semana que flui com facilidade ou ter uma semana em que a decisão e preparação das refeições é um caos e uma canseira.
Há bastante tempo atrás, nos tempos do meu blogue Confessions, eu costumava planear as refeições e as compras, mas desde há algum tempo para cá deixei de o fazer. Quando dei por mim estava a decidir o jantar no próprio dia e a ir ao supermercado todos os dias. Todos os dias!
Já não aguentava e decidi organizar-me de novo, o que é especialmente importante agora que estou a cozinhar pratos pela primeira vez e com ingredientes que não costumava ter em casa.

Assim, no domingo passado sentei-me à frente de um planeamento de refeições em branco para a semana seguinte, e seleccionei uma receita para cada dia das várias folhas impressas com receitas, de um livro de culinária e de um blogue que tinha acabado de conhecer.
Dali vi o que não tinha na despensa e fiz uma lista de compras (espantosamente pequena, pois só tinha que comprar 4 ou 5 coisas) e nesse dia fui ao supermercado comprar o que ía precisar para toda a semana, para ver se não tinha que voltar lá até ao fim-de-semana seguinte.
E resultou.
Durante a semana só troquei um prato de um dia para outro, e tive muito menos "meal-preparation-related-stress". :-)
Com isto, consegui também comer vegan toda a semana excepto um dia em que o prato tinha queijo.

Exemplo de planeamento:

- Segunda-feira: Risotto de cogumelos
- Terça-feira: Fettucine Alfredo vegan
- Sexta-feira: Hamburgueres veggie com arroz
- Sábado: Pizza / Sopa de cogumelos
- Domingo: dia de improvisar com o que sobrou no frigorífico e de fazer o planeamento para a semana seguinte

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.