domingo, 9 de março de 2014

Queques de Chocolate # 1



Para primeira receita do blogue trago queques de chocolate. Uma parte essencial para me tornar vegan é conseguir fazer bolos tão bons e deliciosos como os que faço com ovos (ou "fazia com ovos"). Já que é quase impossível encontrar escolhas vegan nas pastelarias, tenho que poder fazer os bolos em casa para quando me apetece algo doce... que é muitas vezes.

Esta foi a primeira receita de bolo ou queques vegan que fiz, e saiu perfeita. Nunca tinha tentado fazer bolos sem ovos e nem tinha antes pensado se ficaria bem, mas estes queques ficaram doces e leves. Em substituição dos ovos, a receita usa bicarbonato de sódio e vinagre, que reagem ao serem juntos, fazem espuma e criam volume no bolo. É como fazer um vulcão com uma criança. :-)
Desde então já tentei fazer mais algumas receitas que não resultaram bem, por isso por agora vou manter esta receita para fazer mais vezes. Sem manteiga, ovos ou leite.
Receita da Lindsay do blog "Eighty Twenty".

Para 24 queques pequenos

- 2 1/4 chávena farinha sem fermento
- 1 1/2 cháv. açúcar branco
- 1/2 c. chá sal
- 1 1/2 c. chá bicarbonato de sódio
- 1/3 cháv. cacau em pó
- 1/2 cháv. óleo vegetal (usei de girassol)
- 1 1/2 c. sopa vinagre branco
- 1 1/2 cháv. água

Ligue o forno a 180º.
Numa taça misture todos os ingredientes secos, peneirando o cacau. Noutra taça misture o óleo, o vinagre e a água. Junte os ingredientes molhados aos secos e misture só até estarem envolvidos. A massa fica bastante líquida, é mesmo assim.
Deite a massa em formas de queques preparadas com copinhos de papel para queques (cupcake liners), enchendo até 2/3 da altura. Para isto eu uso uma colher de gelado daquelas de apertar. Leve ao forno durante 15 a 18 minutos, ou até que um palito espetado no centro saia seco.
Quando retirar do forno, deixe-os arrefecer numa grelha de arrefecimento.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.