domingo, 16 de março de 2014

Panquecas e Sumo de laranja, maçã, pêra e espinafres


O nosso pequeno-almoço almoço preferido para os fins-de-semana é panquecas. As crianças adoram regadas com mel ou maple syrup (o "xarope" como o Luís lhe chama), e cobertas com mirtilos. Há já bastante tempo que as faço e são uma receita fácil de se "veganizar". Para acompanhar, neste dia o sumo foi de laranja, maçã, pêra e espinafres. Muito doce graças às laranjas que eram muito doces, e muito verde mas sem se notar o sabor dos espinafres.

Sumo:

- 2 laranjas grandes
- 2 maçãs
- 2 pêras
- 1 mão cheia de espinafres frescos
Descasque as laranjas, lave e corte as maçãs, as pêras e os espinafres em pedaços e coloque tudo na máquina de sumos. Truque para os espinafres: coloque-os na máquina ensanduichados com as maçãs.


Para 10 a 12 panquecas:

- 1 1/2 chávenas de farinha sem fermento
- 1 c. sopa de fermento royal
- 1/2 c. chá de sal fino
- 1 chávena de leite vegetal (eu usei de aveia) à temperatura ambiente ou ligeiramente morno
- 3 c. sopa de agave (ou mel)
- margarina para cozinhar (opcional)

Numa taça misture os ingredientes secos. Num copo medida misture o leite com o agave. Junte os ingredientes molhados aos secos e misture com uma colher de pau. É normal ficarem alguns grumos. Não misture demais senão as panquecas ficarão duras.
Coloque uma frigideira de crepes anti-aderente em lume médio e, se quiser, unte com um pouco de margarina. Se a frigideira for anti-aderente não há necessidade de untar porque as panquecas não se colarão ao fundo.
Deite colheradas de massa na frigideira e deixe cozinhar durante 1 ou 2 minutos até se começarem a formar bolhinhas na panqueca. Eu uso uma colher de gelado das de apertar, é muito prática para panquecas, scones, queques...
Quando se começarem a formar bolhinhas, vire as panquecas com a ajuda de uma espátula e deixe cozinhar mais 1 minuto do outro lado, até ficarem douradas.
Retire-as para um prato e cubra para manter quente. Repita o processo para cozinhar toda a massa.


Sirva quentes com acompanhamento a gosto:
- fruta
- maple syrup ou mel
- iogurte (versão não-vegana)

A Joana gosta tanto de mirtilos que enquanto houver na mesa ela não pára até os comer todos. Hoje cobria a panqueca toda, comia-os um a um e repetia.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.