quarta-feira, 9 de abril de 2014

Manteiga de avelã e manteiga de amêndoa


Desde que deixei de comer e comprar manteiga, temos procurado outras opções para barrar no pão. Entre livros, conversas e internet, "descobri" as manteigas de oleaginosas (nut butters), e aprendi algo que não sabia: que são cheias de proteína, com menos gordura do que a manteiga e sem gordura saturada, sem açúcar, e com os benefícios dos frutos secos. Ou seja, são saudáveis. A mais conhecida é a manteiga de amendoím mas existem de amêndoa, caju, avelã, etc.
Assim, agora usamos manteigas destas para barrar no pão (com compota por cima), para pôr em cima das papas de aveia e das panquecas. Fica saboroso e dá-nos proteínas.
Não encontro estas manteigas nos hipermercados, mas encontrei no Brio, no entanto comprando feitas são um bocado caras mas são muito fáceis de se fazer em casa. Vi a receita e a explicação no blogue Compassionate Cuisine, com um passo-a-passo da Márcia muito claro, e também no Averie Cooks com passo-a-passo e mais receitas.

Para começar experimentei com amêndoas mas não correu bem. Torrei-as no forno e coloquei-as no processador, mas como só as tinha com casca e não as descasquei, a manteiga ficou muito espessa e eu acabei por processá-las demais e estraguei a manteiga.
Não quis desistir e decidi fazer com avelãs. Fiz tal e qual como nos passo-a-passo acima e ficou uma maravilha!

Manteiga de Avelã

Ingredientes para 1 frasco de 250 ml:
- 250 g de avelãs com casca
- Sal marinho

Preparação:

Coloque as avelãs num tabuleiro de forno espalhadas numa camada única e torre a 150º durante 20 a 25 minutos. Retire-as do forno e deixe arrefecer durante uns minutos. Retire-lhes a pele, coloque-as no processador com um pouco de sal e triture à velocidade máxima.
Primeiro as avelãs transformam-se em farinha, depois começa a libertar a gordura e transforma-se numa bola que fica agarrada à lâmina. Continue a triturar e finalmente a bola desfaz-se e transforma-se num creme. Prove para ver se precisa de mais sal. Retire para um frasco e guarde no frigorífico. Ao início parece muito líquida, mas depois de estar no frigorífico vai endurecer e ficar mais espessa. É mesmo assim.
A manteiga aguenta-se durante um mês, mas cá em casa dura uma semana no máximo. :-)


Dias depois fiz de novo com amêndoas. Comprei amêndoas avulso no Jumbo, sem casca já torradas e com sal, e quando cheguei a casa foi só deitar do saco para o processador. As fases são as mesmas da manteiga de avelã. Fiquei atenta para não processar demais, e assim que passou de uma bola a rodar juntamente com a lâmina para uma pasta parei a máquina. Ficou óptima!

Manteiga de Amêndoa

Ingredientes para um frasco de 250 ml:
- 250g de amêndoa sem casca, torrada com sal



2 comentários:

  1. Tenho que experimentar!! Sou viciada em manteiga de amendoim mas para além de ser muito cara está cheia de conservantes :( a de amêndoas ficou com óptimo aspeto! (já para não falar nas panquecas, ihihih)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mariana! As manteigas de amendoím biológicas não têm conservantes, mas têm óleo e sal adicionados, e assim em casa fica mais saudável (e mais barato). Bjs.

      Eliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.