terça-feira, 21 de abril de 2015

Focaccia com azeitonas e orégãos


Desde há algum tempo que ando a ganhar coragem para me aventurar a fazer pão. As primeiras tentativas há alguns anos atrás não correram muito bem, por isso passei muito tempo sem voltar a tentar. Entretanto tive uma máquina de fazer pão que utilizei regularmente, e onde o pão saía muito bem, e no Confessions and Cookbooks tenho várias dessas receitas de pão feito na máquina.
Entretanto na semana passada a máquina avariou-se pela segunda vez, e como já não está na garantia, não me apeteceu mandar arranjá-la. Pus-me a olhar para a Bimby e para a batedeira Kenwood em cima da minha bancada da cozinha e, já que tanto uma como a outra dão para amassar pão, decidi começar a experimentar de novo.

Comecei por fazer algumas receitas na batedeira Kenwood usando o gancho de amassar, e todas têm resultado muito bem. :-)

Esta focaccia vem de uma receita da revista Bimby de Dezembro de 2014. Foi simples de se fazer, a minha filha ajudou a colocar as azeitonas e a focaccia ficou linda e deliciosa! Preparei antes de fazer o jantar, e enquanto jantávamos, ela cozeu no forno.

Ingredientes:

- 350g de água morna
- 10g de azeite
- 1 1/2 c. chá de fermento seco de padeiro (1 pacote da Vahiné)
- 550g de farinha de trigo tipo 65
- 1 1/2 c. chá de sal fino

- azeitonas
- orégãos
- raspa de 1/2 laranja
- farinha para polvilhar

Preparação na Bimby:

1. Coloque no copo a água e o azeite e aqueça 1 min, 37º, vel 1.
2. Adicione a farinha, o fermento e o sal e amasse 2 min, vel espiga.
Seguir a partir do passo 3 abaixo.

Preparação na batedeira com o gancho de amassar:

1. Coloque na taça a água morna, o azeite, a farinha, o fermento e o sal.
2. Misture durante 1 minuto à velocidade mínima, e depois 4 minutos à velocidade 1. Pare a batedeira e tape a parte de cima com um pano.
3. Deixe levedar durante cerca de 40 minutos ou até a massa duplicar de volume.

Volte a ligar a máquina durante alguns segundos para soltar a massa dos lados da taça.

Retire a massa para um tabuleiro de forno grande e bem polvilhado de farinha, forme uma bola e estenda até cobrir todo o tabuleiro. Faça uns cortes em cima.

Numa taça misture as azeitonas com orégãos e a raspa de laranja. Disponha as azeitonas na massa, regue com um fio de azeite, tape com película aderente e um pano de cozinha e deixe levedar durante cerca de 30 minutos.

Ligue o forno a 240º ou no máximo.

Leve ao forno durante 20 a 30 minutos, ou até ficar dourada em cima.
Sirva quente.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.