sábado, 5 de julho de 2014

É preciso tentar, mas também é preciso saber quando encontrar um compromisso

Há muito tempo que não escrevia sobre como têm sido as refeições cá em casa. Uma coisa é cozinhar e escrever receitas, mas outra coisa bem diferente é se todos comem ou não o que se serve à mesa.

Desde que tomei a minha decisão não voltei a comer carne, em casa não como quaisquer produtos animais, e fora de casa quando não consigo comer vegan como vegetariano (comida com lacticínios ou ovos). A única excepção a isto foram as férias no Algarve, onde comi peixe algumas vezes porque não tinha mais nenhuma opção.
Se pensarmos bem, comer fora de casa em Portugal não é fácil, por exemplo se eu pedir uma sandes numa pastelaria as opções são queijo, fiambre ou manteiga. E qualquer bolo numa pastelaria tem ovos. Se pensarmos em restaurantes, ainda é raro o restaurante que tem pratos vegetarianos. Numa pizzaria dá para pedir pizza sem queijo ou uma massa sem molho de natas, mas na comida portuguesa já se torna muito mais complicado. Uma vez pedi acompanhamentos, arroz branco com feijão preto de picanha (e retirei os bocadinhos de bacon) e salada.
Mas o mais difícil para mim até agora foi durante as férias no Algarve, onde gostamos de ir jantar fora mas onde não havia nenhuma escolha vegetariana nos restaurantes portugueses do costume. Nessa semana comi peixe grelhado algumas vezes.

Mas e a minha família tem aceite bem esta alimentação? (considerando que eu é que cozinho cá em casa)
O meu marido aceitou e apoiou-me desde o início. Em casa come o que eu cozinho e fora de casa come de tudo, come o que lhe apetece, seja carne, peixe ou vegetariano. Quando está chateado comigo por algum motivo refila por não haver manteiga cá em casa para pôr no pão "eu não sou vegetariano, quero manteiga!" ao que eu respondo "então vai comprá-la porque eu nem me lembro de comprar disso." E quando está feliz telefona-me durante o dia para me dizer "hoje almocei vegetariano". :-)

Quanto aos meus filhos, não podiam ser mais diferentes nisto da comida. A minha filha come tudo o que lhe ponho à frente e se alguém na mesa tem comida diferente, ela tem que experimentar de tudo. Como ainda só tem 2 anos tem sido fácil habituá-la a comer de tudo. Come brócolos, ervilhas, milho, feijões, azeitonas(!), enfim tudo.

Com o meu filho é que já não é assim. Foram 6 anos a comer carne e peixe e pratos mais simples (carne com arroz, peixe com batatas), por isso agora é difícil mudar esses hábitos. Tentámos mas não conseguimos que ele coma vegetariano. Todas as noites é o mesmo filme à hora do jantar: "não gosto desta comida. não quero comidas novas." Tudo o que eu lhe puser na sopa ele come bem, mas se no prato principal não houver carne ou peixe não come nada. Mesmo nada, nem uma garfada.
Assim, decidimos voltar a comprar carne e peixe para lhe dar, e um dia quando já tiver idade para entender porque é que comemos vegetariano cá em casa, logo decidirá por ele próprio como quer comer.
Digo quando tiver idade porque com 6 anos ele já entende se eu lhe explicar, mas não o quero fazer porque pode assustar-se e, enquanto que em casa temos escolha na alimentação, na escola ele não pode escolher o que come e todos os dias ou é carne ou é peixe. Por isso só daqui a uns bons anos quando ele já puder escolher o que comer na escola, é que lhe explicarei tudo isto.

Até lá, as refeições cá em casa vão ter carne ou peixe para o meu filho (e para a mais nova se ela quiser) 3 ou 4 vezes por semana, e nos outros dias vou servir sopa mais completa (com leguminosas) para o caso de ele não comer nada do prato principal vegetariano.

É preciso ensinar os filhos a comer bem mas também é preciso respeitar os gostos de cada um.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.