segunda-feira, 16 de junho de 2014

Arroz de vegetais e feijão estilo Jambalaya


Ultimamente os pratos cá em casa são sempre muito coloridos. Uma vez disseram-me que um prato completo e saudável devia ser colorido, ou seja com vegetais, e este arroz ficou isso mesmo.
A inspiração veio deste vegan Jambalaya, sendo que a verdadeira Jambalaya é uma paella típica de New Orleans com chouriço e carnes. Eu esqueci-me de ir comprar chouriço de soja para pôr no arroz, por isso adaptei aos ingredientes que tinha em casa.
Ficou muito saboroso e é receita para repetir.


Ingredientes:
- arroz basmati
- azeite
- talos de aipo
- 1 cebola branca média (eu usei metade branca, metade roxa)
- 2 dentes de alho
- pimentos vermelho, verde e amarelo
- 1 lata de tomate pelado em pedaços (ou 1 tomate fresco e um pouco de polpa de tomate)
- caldo de legumes
- sal, pimenta preta, pimenta cayenne e paprika
- coentros frescos

Preparação:

Coza o arroz em água com sal, e reserve.

Descasque e pique a cebola. Pique os alhos e corte os talos de aipo em pedaços pequenos. Corte os pimentos em tiras e depois em cubinhos.


Numa panela aqueça um fio de azeite e junte a cebola e o aipo. Mexa e deixe cozinhar durante uns 3 minutos. Adicione os pimentos e o alho, mexa e cozinhe mais uns 3 minutos.


Adicione o tomate e o sumo da lata (ou a polpa de tomate), deite caldo até cobrir os vegetais, tempere e deixe levantar fervura. Aí tape, baixe o lume e deixe cozinhar em lume baixo durante 15 a 20 minutos.
Junte os coentros picados e envolva.


No fim pode juntar o arroz aos vegetais no tacho e envolver tudo, ou pode servir primeiro e envolver somente no prato. Assim, o que sobrar pode ser guardado numa caixa hermética no frigorífico evitando que o arroz fique empapado.


Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.