domingo, 18 de maio de 2014

Ementa para a próxima semana e como fazer o planeamento das refeições

Fazer um planeamento de refeições parece sempre que será muito complicado ou trabalhoso. Na verdade umas vezes não dá trabalho nenhum, mas noutras vezes até dá algum. No entanto é um trabalho que se tem uma vez por semana e que compensa largamente nos dias seguintes quando não tenho que pensar "o que é que vou fazer hoje para o jantar?".
Para fazer o planeamento recorro a várias fontes: o meu blogue (que é o meu livro de receitas pessoal), livros de culinária, os diversos blogues que sigo, e conversas com amigas. De tudo o que vou encontrando na internet, vou guardando as receitas que mais me agradam no meu Pinterest. Assim não tenho que andar à procura delas dias ou semanas mais tarde, e quando preciso de inspiração é só ir ver o meu álbum "Vegan Food", e habitualmente encontro essa inspiração.

Ao decidir de uma só vez todas as refeições consigo alternar ingredientes todos os dias para que as refeições sejam variadas, e assim fazer uma alimentação equilibrada e completa. E faço-o também escolhendo pratos mais rápidos e simples para os dias em que sei que vou chegar a casa mais tarde ou ter menos tempo para preparar o jantar (que são todos os dias da semana), e deixo os pratos mais elaborados ou que demoram mais tempo a preparar para o fim-de-semana.
Enquanto faço o planeamento, vejo logo quais os ingredientes que não tenho em casa e que terei que comprar, faço uma lista e assim vou ao supermercado uma única vez e compro tudo o que vou precisar para essa semana. Se tiver que imprimir alguma receita faço-o logo no início da semana, mas habitualmente quando tenho que consultar receitas online faço-o com o ipad na cozinha junto a mim enquanto cozinho.

No fim da semana, ao preparar a ementa da semana seguinte começo logo por escrever os pratos que não cozinhei na semana anterior (porque habitualmente houve um dia em que aproveitei sobras ou que fomos comer fora, e houve um ou mais pratos que não fiz). E a ementa que passou não fica perdida, todas as semanas volto a guardar a folha do planeamento (que esteve colada no frigorífico) numa pasta junto aos livros de culinária, e de vez em quando revejo-as e reutilizo-as.

O planeamento para esta semana é:

Segunda-feira: Massa com cogumelos, ervilhas e nozes

Terça-feira: Estufado de feijão preto com batata doce

Quarta-feira: Arroz com lentilhas Mujadara (este ou este)

Quinta-feira: Esparguete com abóbora butternut

Sexta-feira: Massa com molho de tomate, feijão e limão

Sábado:
Almoço: Vegan jambalaya
Jantar: Sopa de vegetais com grão e espinafres

Domingo:
Almoço: Arroz integral com cogumelos e vegetais salteados e abóbora assada
Jantar: (comida de lanche para o jantar)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.