sexta-feira, 9 de maio de 2014

Bolo de banana com framboesas


Este é oficialmente o meu primeiro bolo vegan a sair bem! Até agora só tinha conseguido fazer queques bons, e os bolos saíam sempre mal, mas com este isso mudou. :-)
A receita é do livro Chloe's Vegan Desserts. A receita original levava mirtilos, mas eu usei framboesas que era o que tinha e me apetecia usar.

Ingredientes (medidos em cups ou chávenas):

- 2 cháv. de farinha T65
- 1 cháv. de açúcar
- 1 c. chá de fermento em pó
- 1/2 c. chá de bicarbonato de sódio
- 1 c. chá de sal fino
- 1/4 c. chá de canela em pó
- 1/4 c. chá de noz moscada
- 1/4 c. chá de gengibre em pó

- 1 cháv. de bananas maduras esmagadas com um garfo
- 1 cháv. de leite de coco, mexido muito bem antes de retirar da lata
- 1/2 cháv. de óleo vegetal
- 1 c. sopa de vinagre branco ou de sidra
- 1 c. sopa de extracto natural de baunilha (*ver nota no fim do post)
- mirtilos ou framboesas frescos ou congelados

Preparação:

Ligue o forno a 180º.
Numa taça grande ou na taça da batedeira coloque todos os ingredientes secos e misture-os bem.
Noutra taça coloque todos os ingredientes molhados (excepto os mirtilos ou framboesas) e misture-os bem.
Junte os ingredientes molhados aos secos e misture só até estarem misturados. Não bata demasiado porque senão o bolo ficará duro.
Junte os mirtilos ou framboesas e envolva.

Deite a massa numa forma com ou sem buraco (se usar forma de metal, unte com spray de óleo e forre o fundo com papel vegetal). Leve ao forno durante 30 a 35 minutos, ou até que um palito espetado no centro saia seco.
Deixe arrefecer um pouco numa grelha de arrefecimento, desenforme e deixe arrefecer completamente na grelha de arrefecimento.
__________________________________________

* como fazer extracto natural de baunilha caseiro: Corte duas vagens de baunilha no sentido do comprimento sem as separar completamente em metades, e coloque-as dentro de um frasco lavado e seco. Encha o frasco com vodka, feche bem, abane o frasco e guarde num armário ou na despensa. Ao fim de 2 a 3 meses o líquido torna-se escuro e está pronto a usar. Conforme o frasco for ficando vazio, vá enchendo com mais vodka e pode ir adicionando mais vagens de baunilha. Dura por tempo indefinido.

2 comentários:

  1. Pronto, tenho mesmo que experimentar! Eu faço um bolo vegan com iogurte de soja, banana e maçã que também fica muito bem. Infelizmente perdi a receita! Hei-de voltar a fazê-lo, é mesmo bom! É pena este bolo levar leite de cocô porque nem sempre se tem na dispensa, mas deve ficar com um gosto mesmo bom!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Mariana. Eu não costumava ter leite de coco em casa, mas agora tenho sempre uma lata na despensa. Para mim é mais difícil é ter bananas à disposição quando me apetece fazer um bolo. :-)

      Eliminar

Obrigada pela visita e pela mensagem!

Por favor assine o seu comentário.